Salão de Artes de Novo Hamburgo Arte/Sapato - 2009

Os três trabalhos inscritos e selecionados são imagens fotográficas relacionadas ao tema proposto pelo Salão de Artes de Novo Hamburgo Arte/Sapato, bem como com meu tema de pesquisa artística, que desenvolvo desde a década de 90. O tema de minhas investigações e proposições poéticas tem sido a questão da memória afetiva, ligada a certos objetos ou imagens-lembrança. Os trabalhos são três backlights com imagens fotográficas digitais, nas dimensões de 37 x 37 x 20 cm.


1. Ainda que a memória te mate I, 2009.
Fotografia para impressão digital.




2. Ainda que a memória te mate I
I, 2009.
Fotografia para impressão digital.




3. Ainda que a memória te mate III, 2009.
Fotografia para impressão digital.





A imagem que liga os dois aspectos temáticos, aqui, é a imagem dos sapatinhos de boneca. A forma de apresentá-los, nas fotografias macro, ampliadas e colocadas em dispositivos luminosos, os backlights, muito utilizados na publicidade deste e de outros produtos, traz uma forma de representação do tema sapato – tema do Salão. Com a ampliação das fotografias dos sapatos de boneca tenho a intenção de confundir o olhar, na medida em que um olhar apressado ou à distância poderá ver estas imagens como sendo de sapatos femininos, de tamanho adulto.
Trabalho, a partir desta proposta, com as possibilidades de reconstituição das imagens da memória. Interessa-me investigar de que forma se constituem e se atualizam as imagens no âmbito das memórias pessoais. Um dos recursos fotográficos para conseguir um efeito de estranhamento e que pode se aproximar da maneira como as memórias vão se perfazendo como imagem é o foco. Nem tudo está nítido e claro na imagem. Há partes mais e menos focadas. Este jogo com o foco também pretende participar da intenção de confundir o olhar do observador, não dando a definição bem clara e exata de que se trata de sapatos de boneca – pelo menos a certa distância.